Top 10 Aspiradores

Qual é o melhor aspirador no mercado?

Penugem de cão, restos de comida… Quando chega o fim-de-semana e finalmente não tem de trabalhar, tem de se limpar. Festa louca! Tenho a certeza de que há mil e uma coisas que gostaria mais do que ter a sua escova e pá de lixo.

Mas agora, com os aspiradores, a limpeza da casa é mais fácil do que nunca. As máquinas estão a ficar mais pequenas, mais leves e mais potentes, e até autónomas! E se ainda não tem um, é porque não quer um (e não por causa do preço),

É claro que há tantos tipos disponíveis no mercado que pode ser uma loucura escolhê-los sem conhecimento ou ajuda. Foi por isso que começámos a trabalhar e comparámos abaixo os melhores aspiradores de pó do mercado.

Comparação dos melhores aspiradores

Guia de compras e opiniões

Que tipo de aspirador está à procura?

Classificação dos aspiradores

Dicas para escolher um bom aspirador

Comprar um aspirador pode ser uma das tarefas mais difíceis, especialmente se nem sequer se tem a certeza do tipo que se vai comprar. Sem fios, com fios, robô, sem saco… Loucura. Para não mencionar as muitas marcas e modelos existentes no mercado. Não se preocupe, alguns dos factores mais importantes que deve considerar ao comprar o melhor aspirador doméstico são estes:

Tipo de sujidade: deve considerar se o que vai aspirar é pó comum ou se, por exemplo, precisa de recolher pêlos de animais de estimação (mesmo de vários); ou resíduos extra, tais como cinzas de uma lareira ou de um fogão de pellets ou similares.

Poder: quanto maior for o poder, maior será a capacidade de sucção. Isto está relacionado com o ponto anterior, uma vez que, dependendo do tipo de sujidade e também do tamanho da área, poderá necessitar de mais potência e autonomia para obter melhores resultados.

Mobilidade: seja de que tipo for, deve ser fácil de manusear e mover-se facilmente. Além disso, quanto mais leve, melhor.

Marca: É importante ter em conta o apoio de uma marca reconhecida se estiver à procura de qualidade. Assim, incorporará as mais recentes tecnologias e materiais de qualidade. Além disso, poderá consultar opiniões de compradores e peritos, bem como revisões e classificações dos seus melhores modelos.

Preço: pode encontrar preços diferentes em função das qualidades e características técnicas que procura. Lembre-se de que o que é bom para alguém não tem necessariamente de ser bom para si. Informe-se com o nosso guia de compras e escolha o modelo que melhor lhe convier, a sua casa. Se puder, esqueça o factor preço para comprar o melhor no mercado.

Quanto dinheiro devo gastar com o meu aspirador?

O barato é caro, e ainda mais quando se trata de produtos do sector tecnológico. Pode comprar este produto a preços muito baixos, mas a potência e a qualidade da sucção do aparelho deixam muito a desejar. Em geral:

Gama baixa (menos de 100 euros) – São eficazes, mas normalmente não têm tantos acessórios e o sistema de filtragem nem sempre é o melhor. São ideais se o espaço a ser limpo for pequeno, se não estiver muito sujo ou se o vai utilizar ocasionalmente. Neste grupo é difícil obter um aspirador adequado para recolher pêlos de animais de estimação.

Gama média (entre 100 e 200 euros) – Oferecem a melhor relação custo-benefício do mercado. São muito versáteis, pois vêm com acessórios que lhes permitem aspirar em quase qualquer tipo de superfície. São fáceis de utilizar e vêm com diferentes capacidades para se adaptarem ao tamanho da área que se pretende limpar.

Gama alta (mais de 200€) – Nesta gama pode encontrar os modelos de maior qualidade, que são os que incorporam as últimas inovações tecnológicas, tais como: os aspiradores ultra silenciosos; ou os aspiradores autónomos, concebidos para recolher os pêlos de animais de estimação sem ter de mexer um dedo.

Os melhores aspiradores do mercado

1. Dyson V6 Total Clean – Opiniões

Esta é uma das marcas de aspiradores por excelência em termos de qualidade, não encontrará nada parecido, é normalmente muito bem valorizada pela UCO.

O Dyson V6 Total Clean foi concebido para facilitar a sua vida, dando-lhe 30 minutos de potência sem perda de sucção e o dobro da potência de um aspirador normal.

O seu motor digital Dyson V6 torna-o o aspirador sem fios mais potente e energeticamente eficiente do mercado, tem um selector de potência para escolher a capacidade de sucção desejada, filtragem eficiente para separar sujidade, cabelo e ar e é também um aspirador 2 em 1 por ser um aspirador sem fios e um aspirador de mão.

Recomendamos que vá à Amazon, onde pode comprá-la com os melhores descontos.

O que pensam os outros compradores?

«Comprei este aspirador porque o chão da minha casa é maioritariamente parquet, e tenho estado muito satisfeito com os resultados. Não maltrata a superfície e é muito potente, absorvendo toda a sujidade sem qualquer problema. O melhor é o tanque, que é muito prático de esvaziar. Recomendo-o»

2. Bosch Relaxx’x Prosilence66 – Opiniões

Graças ao seu sistema Quattro Power, este aspirador sem saco atinge excelentes resultados de limpeza enquanto poupa energia. A sua característica mais notável é que é ultra-silenciosa, pelo que é ideal se tiver bebés ou crianças pequenas, pois pode aspirar a qualquer momento sem se preocupar em perturbá-los. Além disso, vem com um cabo de 11 metros de comprimento que lhe permite deslocar-se em grandes áreas sem ter de trocar as fichas, tornando a limpeza mais rápida.

Os seus filtros HEPA de alta tecnologia, recomendados pela UCO, recolhem até os mais pequenos detritos, impedindo o seu retorno ao ambiente e conseguindo uma maior eficiência, razão pela qual este aspirador é excelente para pessoas com alergias. Vem com uma escova especial para superfícies de madeira e bocais para limpar estofos, cortinas, cantos e o interior de gavetas ou armários. É por isso que este é um produto muito funcional. Além disso, vem com uma escova com tecnologia SilentClean, que reduz a turbulência do ar, que causa ruído.

Pode obter este excelente aspirador na Amazon, a um preço acessível.

O que pensam os outros compradores?

«Este aspirador é de excelente qualidade. Utilizo-o para aspirar todo o tipo de superfícies, e os bocais são muito úteis. O comprimento do cabo é perfeito e não faz qualquer ruído. Tenho um bebé, e utilizo-o quando ele dorme sem qualquer problema. Isso é impossível de fazer com um aspirador tradicional»

3. Rowenta Air Force – Opiniões

Este é um aspirador sem fio do tipo vassoura, que combina praticidade e alto desempenho. Funciona com uma bateria de lítio que proporciona até 65 minutos de autonomia, para que se possa realizar tarefas de limpeza sem complicações. Vem com o sistema de vácuo ciclónico da Força Aérea, característico da marca Rowenta, que separa completamente as partículas de pó, impedindo-as de regressar ao ambiente.

A sua escova principal, chamada cabeça Delta, tem uma forma tringular peculiar, o que a torna perfeita para aspirar em cantos, ou em áreas próximas de paredes de difícil acesso. A sua escova rotativa é muito eficaz, uma vez que recolhe todo o tipo de sujidade. É também muito prático de limpar, pois vem com um tanque totalmente removível, que não requer saco e é muito fácil de esvaziar.

Tem 3 indicadores LED que o avisam do nível de carga da bateria, e é muito confortável graças à sua pega ergonómica. O melhor é que a sua posição de estacionamento, faz com que o possa guardar de forma prática e sem ocupar muito espaço.

Este aspirador pode ser adquirido na Amazon, a um preço excelente.

O que pensam os outros compradores?

«Este aspirador é muito prático, estou encantado com ele, utilizo-o várias vezes antes de ter de o colocar no comando. O tanque é muito fácil de esvaziar, não é preciso tocar em nada sujo. 100% recomendado»

4. Bosch BBH625W60 Athlet – Opiniões

Este aspirador sem fios, sem saco, vem com uma escova rotativa inovadora que remove a sujidade de qualquer tipo de superfície, mesmo delicada, conseguindo uma grande eficiência. A sua bateria de lítio dá-lhe autonomia por até 60 minutos. Além disso, graças à sua tecnologia de Controlo de Sensor que detecta quando o filtro está cheio, este aspirador permite-lhe poupar energia e manter sempre o mesmo nível de desempenho.

É muito confortável de manusear, pois é ultra-leve, pesando apenas 3 quilos. E a sua escova articulada significa que se pode até posicioná-la horizontalmente, para não ter de se dobrar quando se está a aspirar por baixo do mobiliário. O seu sistema Easy Clean torna tanto o tanque como a escova removíveis e muito fáceis de limpar, para que possa ter sempre o seu aspirador pronto a usar.

A sua posição de estacionamento facilita o armazenamento e recarga rápida da bateria, em apenas 3 horas. Vem com 3 níveis de sucção para que possa adaptá-la à sua rotina de limpeza.

Pode procurar este aspirador na Amazon, e tirar partido das melhores ofertas no mercado.

O que pensam os outros compradores?

«Este é um produto de excelente qualidade. O poder de sucção é incrível, e o melhor é que é realmente leve, tal como diz a descrição. Vale cada euro que custa, porque se pode dizer que vou poder usá-lo durante muito tempo»

5. Rowenta Compact Power Ciclonic – Opiniões

Este é um aspirador muito eficiente que funciona com uma potência de 700 W. É muito resistente, pois é feito de aço inoxidável e plástico de alta qualidade. Vem com uma escova Softcare para superfícies delicadas de madeira, tais como parquet, uma escova 2 em 1 Easy Brush, e uma ferramenta 2 em 1 fendas, com a qual se pode aspirar até os espaços mais estreitos.

Tem também uma escova integrada na pega, perfeita para limpeza dentro de armários, ou em mesas. E o seu sistema de dupla filtragem garante uma limpeza eficaz, que recolhe toda a sujidade. É muito fácil de manusear, pois vem com um cabo de 6,2 metros e as suas rodas são giratórias de 360 graus. Não é necessário saco, e o seu tanque amovível é muito fácil de esvaziar.

Vá agora à Amazon, e leve este aspirador consigo a um preço muito acessível.

O que pensam os outros compradores?

«Pelo preço que custa, é um excelente produto. Muito poderoso. Capta todo o tipo de sujidade sem qualquer problema e é muito fácil de usar. As rodas giratórias são uma maravilha. Comprava-o de novo»

6. Cecotec aspirador escoba- Opiniões

Este aspirador sem fio, tipo vassoura sem saco, é muito versátil e eficiente, pois o seu design pode funcionar como um aspirador portátil de 2 bicos para remover sujidade de mobiliário, armários, mesas, etc., sem qualquer esforço. Portanto, é o aspirador ideal para a casa porque permite limpar em todo o lado, mantendo as vantagens do aspirador sem fio na vertical.

A sua bateria de lítio dá-lhe autonomia por até 60 minutos. Além disso, o seu inovador Sistema Ergonómico Dobrável permite-lhe aspirar em áreas de difícil acesso, tais como debaixo de camas ou mobiliário. O seu filtro com tecnologia HEPA, e o seu depósito de 800 ml de capacidade, tornam este aspirador muito eficaz na remoção até das mais pequenas partículas de pó.

Este aspirador funciona com 3 modos de sucção. O modo Turbo, para aspiração extrema, ideal em áreas poeirentas. Modo Eco, que lhe permite poupar energia enquanto mantém um óptimo desempenho e um modo que desliga a escova motorizada e apenas aspira.

Pode comprar este maravilhoso vácuo na Amazon, com excelentes ofertas.

O que pensam os outros compradores?

«Estou realmente surpreendido com a qualidade deste aspirador. Faz tudo, pode aspirar qualquer área ou superfície. Além disso, não é muito pesado. Como aspirador portátil é óptimo, posso limpar o meu carro sem qualquer problema. É o melhor aspirador que já comprei»

Recomendações e opiniões

O melhor aspirador vertical

Bosch BBH218LTD Readyy 2-in-1

Este tipo de aspirador doméstico é 2 em 1, ou seja, serve como aspirador vertical e também como aspirador de mão. A sua bateria de lítio dá-lhe maior autonomia e o seu indicador LED permite-lhe controlar facilmente o seu nível de carga. A sua escova motorizada com alto fluxo de ar, e flexível, permite-lhe aspirar todo o tipo de sujidade, conseguindo uma limpeza eficaz sem muito esforço. O aspirador portátil tem um bocal adicional para alcançar os locais mais estreitos. E a sua posição vertical torna-o muito fácil de armazenar e carregar.

Se quiser comprar este excelente aspirador vertical ao melhor preço possível, recomendamos-lhe que o procure na Amazon.

O melhor aspirador sem fios

Jasen Aspirador sem fios

Devido ao seu alto poder, este tipo de aspirador sem fios e sem saco é considerado o melhor deste tipo. É muito fácil de manusear, não fica entupido e não ocupa muito espaço. O seu sistema multiciclónico com filtro HEPA, prende até as mais pequenas partículas de pó, sem que estas regressem ao ambiente. É também a única com uma escova de cerdas naturais que protege superfícies delicadas, tais como pavimentos de parquet. O seu tanque amovível é muito prático de esvaziar.

Recomendamos que compre o melhor aspirador sem fios da Amazon, e que tire partido das melhores ofertas.

O melhor robô aspirador

Cecotec Conga Excellence 990

Este tipo de aspirador doméstico é 2 em 1, ou seja, serve como aspirador vertical e também como aspirador de mão. A sua bateria de lítio dá-lhe maior autonomia e o seu indicador LED permite-lhe controlar facilmente o seu nível de carga. A sua escova motorizada com alto fluxo de ar, e flexível, permite-lhe aspirar todo o tipo de sujidade, conseguindo uma limpeza eficaz sem muito esforço. O aspirador portátil tem um bocal adicional para alcançar os locais mais estreitos. E a sua posição vertical torna-o muito fácil de armazenar e carregar.

Se quiser comprar este excelente aspirador vertical ao melhor preço possível, recomendamos-lhe que o procure na Amazon.

O melhor aspirador de mão

Aspirador manual de alta sucção

Este tipo de aspirador portátil é considerado o melhor do mercado, uma vez que a sua alta tecnologia lhe permite remover pó, resíduos alimentares e mesmo pequenas quantidades de líquido sem problemas. O seu sistema de aspiração ciclónica impede o retorno de partículas e filtra muito bem todo o pó. Vem com 2 filtros laváveis e 3 bicos diferentes, para que se possa alcançar as áreas mais difíceis. Portanto, é o complemento ideal para a limpeza da casa, do seu carro ou da sua área de trabalho.

Pode comprar este excelente produto na Amazon, ao melhor preço.

O melhor aspirador de animais

Bosch BCH6ZOOO Zooo ProAnimal

Graças à sua escova motorizada rotativa de fácil manutenção, este tipo de aspirador é o melhor para remover o pêlo irritante do seu animal de estimação. Esta escova com dois tipos de cerdas, remove o pêlo, mesmo em tapetes. Também vem com um kit de acessórios especialmente concebido para apanhar pêlo mesmo nos locais mais difíceis. Tanto o tanque como a escova podem ser completamente removidos para facilitar a limpeza. Desta forma pode manter o seu aspirador sempre pronto a usar. Este aspirador de animais é ultra-leve e a sua bateria de lítio dá-lhe até 60 minutos de autonomia.

Pode obter este excelente produto na Amazon a um preço muito acessível.

O melhor aspirador de tapetes

Bissell Crosswave

Este é o melhor tipo de aspirador de alcatifa uma vez que pode aspirar, lavar e secar superfícies difíceis, tais como pavimentos e tapetes selados. A sua tecnologia, com dois tanques, separa a água suja, para que não manche a superfície, e o tanque é fácil de remover e encher. A sua escova híbrida tipo rolo é perfeita para uma limpeza profunda. É muito fácil de utilizar, pois vem com botões intuitivos muito amigáveis e pode utilizá-lo com as fórmulas de limpeza do fabricante, para obter os melhores acabamentos.

Pode adquirir este mini-ferro na Amazon a um preço de oferta.

O melhor aspirador para alergias e asma

Taurus Ultimate Lithium

Graças à sua tecnologia Cyclone System e filtração HEPA, este tipo de aspirador garante 99% de retenção de pó, ácaros e sujidade. Isto torna-o ideal para aqueles que sofrem de asma ou alergias. O seu desenho vertical, sem fios e sem saco, torna-o muito prático de utilizar. A sua escova motorizada de alto desempenho é ideal para uma limpeza profunda. E os seus acessórios são muito fáceis de montar, graças ao seu sistema de um clique. A sua escova flexível a 180 graus, atinge até os lugares mais difíceis, e o seu tanque de 600 ml, é muito fácil de desmontar e limpar. Torna-se um aspirador portátil, ideal para limpar dentro de armários, sobre mesas ou móveis.

Pode adquirir este aspirador na Amazon com mais de 40% de desconto.

O melhor aspirador para o carro

Black & Decker PD-1200-AV

Com 12V de potência, adaptador de isqueiro e mangueira flexível, este tipo de aspirador é perfeito para a limpeza de todo o seu carro. O seu cabo de 5 metros de comprimento dar-lhe-á a liberdade de aspirar todo o seu veículo sem qualquer problema. O seu desenho permite-lhe remover a mangueira flexível, para que possa aspirar certas áreas mais confortavelmente, tais como o tablier, ou o tronco. O seu sistema de acção ciclónica com motor no filtro, impede que a sujidade regresse ao ambiente, e o tanque esvazia-se muito facilmente graças à sua abertura lateral que faz com que não tenha de tocar na sujidade.

Pode obter este aspirador de carro na Amazon por menos de 70 euros.

O melhor aspirador para pavimentos de madeira ou parquet

Rowenta Silence Force RO8324

Este tipo de aspirador com um potente desempenho 3AAA e uma escova de parquet Softcare é ideal para cuidar dos seus pavimentos de madeira e conseguir uma limpeza completa. A sua tecnologia multiciclónica separa muito bem o ar das partículas de pó, mantendo um desempenho óptimo e impedindo que a sujidade regresse ao ambiente. Tem um tanque de 2 litros de capacidade, o que lhe permite aspirar grandes áreas sem se preocupar com o seu esvaziamento. É também muito silencioso, para que possa realizar as suas tarefas de limpeza sem causar qualquer desconforto. Este aspirador é muito fácil de manusear, uma vez que tem rodas grandes e uma pequena roda frontal giratória.

Vá agora à Amazon e compre este poderoso aspirador ao melhor preço.

O melhor aspirador industrial

Karcher WD3

Este é o melhor aspirador do tipo industrial, pois tem um depósito ultra-resistente de 17 litros e também pode aspirar a sujidade húmida. O seu design moderno com bocal de chão e mangueira de sucção, permite-lhe terminar com a sujidade mais difícil. O cabo amovível permite utilizar os bicos sem qualquer esforço, tornando a limpeza mais fácil. E o seu filtro é livre de manutenção, uma vez que não necessita de ser trocado, e funciona tanto para aspiração seca como húmida. É muito confortável, graças à sua pega ergonómica e ao seu sistema de fecho Pull and Push. E foi concebido para armazenar tanto o cabo como os acessórios no seu interior.

Este aspirador pode ser adquirido na Amazon a um preço de oferta.

Guia de compra do melhor aspirador do mercado

Ambos sabemos que gostariam de ter a casa perfeita para sempre. O problema vem de passar o pouco tempo que se tem nas tarefas domésticas. Temos mil coisas para fazer, estamos cansados do trabalho e varrer a casa não é normalmente uma das nossas prioridades, certo?

É por isso que é claro para nós que o aspirador é nosso amigo. Aqui comparamos todos os tipos e mostramos-lhe como distinguir entre um produto de alta qualidade e um produto com apenas tecnologia. Temos tido em conta aspectos como a facilidade de utilização, potência, tanque, autonomia, leveza, a opinião de compradores e organizações como a UCO, e muitos mais. Vamos começar?

O que é um aspirador?

É um dispositivo ou aparelho doméstico em que um motor muito potente aspira a sujidade através de um cabo e armazena-a num tanque, e tudo isto de uma forma fácil e rápida.

Existem muitos tipos e evoluem ao longo dos anos, incorporando tecnologias cada vez melhores que facilitam a limpeza do chão da casa.

O que deve considerar ao comprar o seu aspirador?

Há muitos pontos comuns entre os diferentes modelos de aspiradores no mercado e conhecê-los é fundamental para escolher o que melhor se adapta ao seu orçamento sem perder qualidade pelo caminho. Aqui trazemos-lhe os pontos mais interessantes que deve consultar e comparar entre os diferentes modelos antes de comprar o seu produto:

1. Potência do dispositivo

poder do vácuo
O poder do aspirador é fundamental porque nos ajudará a conhecer a capacidade de sucção do produto: quanto maior for, maior será a sua capacidade de limpeza. Esta é a teoria, embora na prática tal não seja o caso porque a aspiração também depende de outros factores, e não apenas do poder.

Deve-se ter em conta que, dependendo do fabricante, este poder de sucção pode variar e por vezes não é bem utilizado.

Este não é o caso dos modelos topo de gama das grandes marcas conhecidas, e é por isso que são mais fiáveis quando se compra um produto como este. Fugir de marcas desconhecidas, especialmente se forem mega baratas.

2. Filtro para aspirar

Estes filtros são importantes, porque são eles que garantem que todo o pó acaba no depósito e não volta para dentro de casa. Se o filtro não for bom, o aspirador perde eficiência e o resultado é ter de aspirar várias vezes no mesmo local, fazendo-nos perder mais tempo na tarefa.

O tipo de filtro mais comum em aspiradores de qualidade é o filtro HEPA (High Efficiency Particle Arrester). É um filtro que prende a maior parte das micro partículas de pó, deixando o ar na sala pronto e não acabando como quando foi utilizado um espanador: com todo o ar na sala cheio de pó. Isto é algo muito importante a avaliar, especialmente se há pessoas em casa que sofrem de algum tipo de alergia ao pó ou aos ácaros.

Classificação dos filtros para aspiradores recomendados pela UCO:

Filtros EPA: São filtros de alta eficiência, geralmente de 3 classes; E10, E11 e E12.

Filtros HEPA: Estes são filtros de muito alta eficiência e os mais difundidos, juntamente com a EPA, estão divididos em 2 classes: H13 e H14.

Filtros ULPA: São filtros de penetração ultra baixa, destinam-se a áreas com um nível máximo de limpeza, como hospitais, residências ou similares, tem 3 classes: U15, U16 e U17.

3. Facilidade de utilização: tamanho e peso do dispositivo

Ao comprar um aspirador é muito importante considerar alguns aspectos que a UCO recomenda, tais como o espaço que tem para o guardar. Se tiver espaço no seu terraço, talvez um aspirador de trenó seja uma boa opção. Por outro lado, se o local onde está a pensar colocá-lo for um armário, o melhor seria um aspirador vertical ou um tipo robot.

Outro aspecto importante é o peso. Se a sua casa é muito grande, e o produto é pesado, pode tornar a tarefa de limpeza muito mais complicada, especialmente se tiver de subir e descer escadas.

E finalmente, a mobilidade do aspirador é essencial. Se não for fácil e confortável de usar, irá usá-lo duas vezes e deixá-lo para trás. Por isso, há que considerar coisas como:

O dispositivo tem rodas? Se tiver rodas, o seu movimento será mais fácil e mais confortável e as suas costas não sofrerão durante a utilização.

É sem fios ou com fios? Se tiver um cabo, é importante saber quantos metros tem para que possamos limpá-lo confortavelmente, ou será limitado às tomadas da casa, que é o que normalmente acontece. Se for sem fios, a duração da bateria é também algo a ter em conta, dependendo do tempo que gastamos na limpeza.

Qual é a altura do aspirador? Tenha em mente que se for muito alto e o cabo for baixo e não puder ser ajustado, não irá limpar numa posição desconfortável.

4. Autonomia e bateria do aspirador

Quando se utiliza um aspirador sem fios ou sem fios, a tarefa de limpeza é muito mais conveniente. No entanto, é preciso ter em conta a duração da bateria do dispositivo: não é bom que após 20 minutos de arranque da bateria comece a afrouxar e a perder a potência de aspiração.

Normalmente, a autonomia de um aspirador dependerá da sua voltagem: quanto maior for a sua capacidade de voltagem, mais autonomia terá e isto também se traduz no preço do mesmo. Muitas vezes verá aspiradores baratos que parecem ter tudo, mas quando olha para coisas como poder de sucção ou autonomia deixam muito a desejar, tente ter pelo menos 20V.

Enquanto estiver a limpar a sua casa, tenha em mente que quanto maior for a potência, menor será a bateria. É o mesmo que com a bateria do telemóvel quando aumentamos a luminosidade do ecrã.

Outra coisa que é normalmente recomendada nos aspiradores sem fios é o indicador de carga clássico, que nos ajudará a saber se teremos tempo suficiente para terminar a limpeza ou não.

5. Ruído do dispositivo

Dependendo do local onde vive, por vezes é aconselhável ter em conta os decibéis que o seu aparelho tem, porque se estiver numa villa pode não ser necessário, mas num pequeno apartamento onde pode perturbar os vizinhos, é algo a ter em mente e o que a UCO enfatiza.

Tem bastantes modelos que tratam deste aspecto sendo aspiradores silenciosos: embora ainda emitam som, isto é muito menos, por isso de uma sala para outra não incomoda tanto.

Como utilizar o seu aspirador?

Se já comprou o seu aspirador, aqui estão alguns truques muito úteis para tirar o máximo partido dele e certificar-se de que a sua casa está impecável:

Leia as instruções – Embora possa ser enfadonho, é necessário que se familiarize com as peças e que tenha em conta quaisquer riscos no funcionamento do produto. É por isso que lhe recomendamos que leia o manual do fabricante.

Preparar o local – Antes de começar a aspirar, é importante limpar toda a área, certificando-se de remover quaisquer pequenos objectos que possam ser sugados para fora do chão e danificar o aparelho.

Direcção de aspiração – Deve mover a cabeça de trás para a frente e vice-versa, pois é no momento de se mover para trás que o vácuo executa a função de sucção.

Utilize os acessórios – Utilize os diferentes bicos como indicado nas instruções, uma vez que desta forma obterá melhores resultados com menos esforço. Não utilizar a escova tradicional para aspirar áreas que não sejam o chão.

Limpar o tanque – A melhor maneira de manter o nível de desempenho do seu aspirador é esvaziar o tanque frequentemente, e se possível, no fim de cada rotina de limpeza.

Como funciona um vácuo?

O funcionamento de um aspirador é aspirar o ar perto do bocal e, assim, o pó que aí se encontra. Este processo é levado a cabo por:

Um motor eléctrico que permite um fluxo de ar constante.

Este movimento de ar faz com que as partículas de pó entrem no interior do dispositivo, que são retidas nos filtros porosos, tornando o retorno de ar limpo.

Este ciclo é optimizado graças ao tubo telescópico e à mangueira flexível, bem como às formas dos bicos, que modificam o nível de sucção para reter a sujidade em locais mais difíceis.

Tipos de aspiradores de pó

A gama é muito variada e é necessário ter claro quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo, bem como as suas reais funcionalidades. Tentámos resumi-lo abaixo:

1. Aspirador de pó robotizado inteligente

Estes são aspiradores inteligentes que podem ser programados para limpar numa determinada área da sua casa.

Têm sensores que lhes permitem evitar obstáculos para que não colidam, e têm uma vantagem com que outros aspiradores não podem competir, que é o facto de trabalharem sozinhos.

Não precisa de ficar de olho nele, basta ligá-lo e desfrutar de um bom livro ou filme enquanto o melhor aspirador robô do mercado limpa a sua casa por si.

O primeiro modelo foi o iRobot by Roomba e, desde então, as grandes marcas têm vindo a lançar outros. O Conga da Cecotec é um dos mais populares, mas existe também o Xiaomi, embora o líder de mercado ainda seja o iRobot da Roomba nas suas diferentes versões.

2. Aspirador de vassouras

São também conhecidos como aspiradores verticais e destacam-se por terem uma sucção menos potente do que um modelo com fio, mas têm a vantagem de serem alimentados por bateria e totalmente sem fios. Se vai escolher esta opção, compare a potência, o tempo de funcionamento e os acessórios incluídos.

3. Aspirador de mão

São aspiradores muito leves que não precisam de saco porque o depósito é um compartimento no próprio aparelho. Não são muito potentes, mas são úteis para limpar a sujidade da mesa depois das refeições, para o sofá, para a cama e até para limpar o carro ou o PC.

4. Aspirador sem saco

Os modelos de vácuo sem saco são os mais populares hoje em dia porque acumulam sujidade num depósito fácil de limpar que o torna muito mais confortável e uma opção mais barata porque não é necessário comprar peças sobressalentes.

No entanto, deve ter em mente que se houver pessoas em casa com alergias. Se não tiver este problema, em meados de 2021, escolheríamos comprá-lo sem um saco.

5. Aspirador sem fio

Conhecido como aspiradores sem fio ou limpadores de vassouras sem fio, este é um produto com uma bateria recarregável que não necessita de cabos para funcionar. São ideais para casas pequenas e muito confortáveis para uma limpeza rápida, embora a baixa autonomia de alguns modelos torne difícil a limpeza de toda a casa.

6. Aspiradores industriais

Se precisar de um aspirador industrial porque é um profissional e em certos momentos deve cuidar da limpeza tanto de líquidos como de sólidos.

Partes de um aspirador

As diferentes partes ou peças importantes de um produto de limpeza doméstica como este são as seguintes:

Porto de entrada. Esta é a parte principal, a área onde toda a sujidade entra. Esta é a área do bocal e, dependendo da sua forma e da potência do aparelho, irá aspirar melhor ou pior o pó.

Filtros. A sua função é reter o máximo de pó possível. Os mais recomendados são os filtros HEPA e são geralmente importantes para prolongar a vida do produto, ou melhorar a sua velocidade de sucção.

Porta de saída. Esta é a área onde o ar é expelido depois de as partículas de pó caírem sobre o tanque de vácuo. Esta porta está normalmente localizada na parte superior do dispositivo.

Tanque. Esta é normalmente a parte maior e mais pesada do aparelho. Recolhe a sujidade e, dependendo do tipo de aspirador, é por vezes um saco que se tem de trocar ou um tanque amovível que se tem de esvaziar de vez em quando. Conhecer a sua capacidade é essencial para comparar entre modelos. Quanto maior for o tanque, mais pesado é, mas menos frequentemente é necessário esvaziá-lo.

Motor. Está localizado na área principal do aspirador, geralmente no topo do tanque ou reservatório, e será responsável por fazer as voltas e sucção do aspirador. O motor funciona com base na sua potência e na voltagem da máquina.

Tipos de acessórios para aspiradores de pó

Alguns dos acessórios ou peças sobressalentes utilizados com este tipo de produto são os seguintes:

Sacos de aspirador: esta é uma peça sobresselente sem a qual o seu aparelho não pode funcionar se tiver escolhido um modelo com um saco.

Bicos: Estes são acessórios que lhe permitirão chegar a diferentes áreas de difícil acesso.

Pincéis: Estes permitem trabalhar em diferentes tipos de pisos para obter melhores resultados e não danificá-los.

Existem diferentes tipos, tais como a escova turbo para tapetes e tapetes, a escova de parquet e a escova de duas posições, que pode ser utilizada para todas as opções.

Limpeza e manutenção de um aspirador

Dependendo do tipo de produto escolhido, a limpeza e a manutenção serão de uma forma ou de outra.

Terá de limpar o tanque onde a sujidade é armazenada e os filtros, que serão colocados em locais diferentes, dependendo do tipo de aspirador:

No aspirador manual, remover o pequeno tanque onde a sujidade é armazenada. Esvazie-o e limpe-o com um pano húmido.

Nos que têm cabo, pode haver ou não um saco. Se tiver um saco, só terá de ter sacos de reserva compatíveis com o seu modelo e remover o saco completo e inserir o novo. Se não tiver um saco, retire o depósito de poeira e esvazie-o.

No caso de robots do tipo Roomba, remover o tanque, esvaziá-lo e limpá-lo com um pano.
o aspirador que limpa melhor

Marcas de aspiradores de pó

Há muitas marcas e escolher as melhores não é uma tarefa fácil, mas após uma análise profunda, mantemo-las:

Aspirador Dyson: uma marca que continua a inovar para oferecer uma vasta, versátil e competitiva gama de aspiradores de alta qualidade. Os aspiradores sem fios, trenós, verticais, portáteis e até robotizados fazem todos parte do seu catálogo, estando os modelos sem fios Dyson V7, V10 e V11 entre os mais vendidos e os mais bem cotados.

Aspirador Rowenta: marca alemã nascida há mais de 100 anos que se destaca pelo fabrico de modelos potentes com consumo de energia reduzido. Os destaques incluem o seu aspirador sem fio Rowenta Air Force 460, o Air Force Extreme Silence sem fio, o Swift Power Cyclonic sem fio, o seu robô Rowenta Smart Force Essential Aqua e o modelo Silence Force Multi sem saco.

Aspirador Roomba: uma marca famosa em todo o mundo graças ao seu iRobot autónomo que nasceu em 2002 e continua a melhorar até hoje. Se tiver um orçamento, é o melhor robô aspirador de pó do mercado. Destacamos os modelos 671, 960 e I7.

Aspirador Bosh: uma marca sempre ligada à vanguarda em termos de engenharia aplicada ao lar e a sua actual linha de aspiradores não é excepção. Os seus novos sacos com tecnologia especial aumentam o desempenho, durabilidade e eliminação de alergénios dos seus modelos. Destacamos a Série 8 Bosch Unlimited (vassoura sem fio), o modelo Bosch BBH218LTD Readyy’y 2 em 1 (sem fio e portátil) e o ProSilence com cabo de 700W.

Lojas onde se pode comprar um aspirador

Existem muitas lojas de electrodomésticos em linha. Mas porquê enganarmo-nos a nós próprios? Os que têm um catálogo mais variado e oferecem melhores condições de compra e devolução são os seguintes:

Loja de aspiradores Amazon: um dos melhores sites para comprar modelos topo de gama a preços muito bons. É a melhor plataforma para comprar este tipo de produtos online devido ao seu vasto catálogo e às suas condições.

Loja de aspiradores El Corte Inglés: Uma boa loja online para comprar todo o tipo de produtos domésticos, embora os preços sejam mais elevados do que na anterior. Contudo, trabalham com as melhores marcas e estão entre as primeiras a vender os últimos modelos que estão a ser lançados no mercado.

Loja de aspiradores Worten: Tem milhares de lojas em toda a Espanha, mas a sua loja online ainda não está a funcionar em plena capacidade em termos de rapidez, apoio e eficiência.

Loja de aspiradores Carrefour: O gigante francês tem uma vasta gama de aparelhos eléctricos em geral, embora o catálogo seja mais pequeno do que o da Amazon e haja normalmente falta de stock quando se procura modelos topo de gama.

Perguntas mais frequentes dos nossos leitores

Muitas dúvidas surgem quando se compra e utiliza um produto doméstico como este. No nosso guia de compras encontrará toda a informação, mas abaixo tem também alguma informação extra porque respondemos às perguntas mais comuns:

O que é melhor: um aspirador com saco ou sem saco?

Os aspiradores ensacados são um pouco mais fáceis de operar, uma vez que a sujidade no ar de sucção passa directamente através do tubo e para o saco. Obviamente, assim que o saco estiver cheio, a sucção começa a diminuir.

A principal desvantagem dos sacos de aspirador ensacados é a despesa contínua dos sacos descartáveis. Embora existam modelos que têm sacos reutilizáveis, estes devem ser lavados e secos antes de serem utilizados novamente.

Os aspiradores sem saco funcionam com um sistema de ar ciclónico que aspira o pó, prende-o num filtro e devolve o ar limpo. Os detritos ficam presos num reservatório que é removível e fácil de limpar. Obviamente, este mecanismo irá poupar-lhe dinheiro na compra de sacos.

Contudo, deve ter em mente que estes aspiradores requerem o esvaziamento frequente do filtro, uma vez que sem um saco, as partículas podem passar directamente para o mecanismo motor e danificá-lo.

O que é melhor: um aspirador de trenó ou um aspirador de trenó vertical?

Em termos de potência e desempenho, ambos os modelos oferecem uma vasta gama de produtos que são de muito boa qualidade. Por conseguinte, a escolha de um aspirador vertical ou do tipo trenó dependerá de outros factores. Um dos mais importantes é o espaço, ou seja, os montantes ocupam normalmente menos espaço quando armazenados graças à sua posição de estacionamento. Portanto, podem ser uma boa opção se não tiver muito espaço de armazenamento.

Os aspiradores de dormir não precisam de ser carregados, por isso pode sempre utilizá-los: basta ligá-los e ir embora. Os aspiradores verticais, por outro lado, requerem uma carga de bateria. Este processo pode demorar várias horas, o que pode limitar a sua rotina de limpeza, mas depois são auto-contidos e a limpeza é muito mais fácil sem a necessidade de continuar a mover os cabos e a mudar as fichas.

O que é melhor: um aspirador sem fio ou um aspirador com fio?

Um aspirador sem fios tem a maior vantagem: permite-lhe mover-se mais facilmente. Não importa o tamanho da área. É por isso que são altamente recomendados para as casas grandes, mas também para as mais pequenas, uma vez que não tem de se preocupar com o comprimento do cordão, e ter de o desligar e ligar muitas vezes durante a limpeza.

No entanto, os aspiradores com fio oferecem desenhos que também são muito convenientes, tais como cabos com um longo comprimento, bem como rodas giratórias que ajudam a tornar conveniente a movimentação do equipamento. Além disso, não necessitam de recarregar as baterias.

Existe um aspirador que funcione sozinho?

O futuro é hoje. A ideia de um pequeno robô a limpar automaticamente a sua casa já não faz parte da ficção científica ou de um capítulo de Black Mirror.

Os aspiradores robotizados inteligentes estão no mercado há pouco mais de dez anos e estão a ficar melhores e mais baratos. São geralmente redondas ou ovais, semelhantes a um disco, e têm autonomia de movimento.

Embora nem todas, cada vez mais marcas líderes estão a lançar os seus próprios aspiradores robotizados, por isso é provável que a oferta só venha a crescer e que tenhamos um catálogo bastante amplo de modelos.

Que aspiradores também esfregam?

Existem apenas alguns modelos, mas a Conga Excellence da Cecotec é um deles. Este aspirador tem dois tipos de reservatório, o que lhe permite limpar em quatro fases: varrer, aspirar, esfregar e esfregar. O chão permanece limpo e sem mover um dedo.

Recomenda algum aspirador para o seu carro em particular?

As opções são variadas e é difícil de escolher.

Um aspirador de carro deve ser versátil, leve, com os acessórios certos e com boa potência. Embora existam vários que cumprem estas características, recomendamos a Electrolux ZB3013 porque é um 2 em 1 que, no seu modo de aspiração manual e com acessórios de escova, pode facilmente cumprir a função de aspirar o seu carro mas, além disso, é um vácuo vertical que o servirá para outras tarefas. Assim, tem um grande aspirador para o seu carro e um aspirador vertical para a sua casa.

Existem aspiradores movidos a água?

Pode parecer um pouco estranho no início, mas há. Normalmente utilizam a água quer para o seu filtro quer para a esfregona. Alguns exemplos são o aspirador Hoover SSNV 1400 – com tanque de água e regulador de vapor, para a função de ciclagem – e o Taurus Speedfight 29.2 de duas velocidades – com filtro de água -.

Quem inventou os aspiradores?

Como com quase todas as invenções, há controvérsia sobre quem inventou esta tecnologia. É comum que o britânico Hubert Cecil Booth ou o americano James Murray Spangler sejam nomeados como os primeiros a introduzir tecnologias pioneiras para o que agora conhecemos como o aspirador. No entanto, os documentos de patente têm um registo prévio a qualquer um dos dois acima mencionados. Este é Daniel Hess – de Iowa, Estados Unidos -, que em 1860 patenteou um sistema de limpeza de chão e pastas que funcionava com base na sucção. Este é o registo mais antigo de uma patente de aspirador de pó.

Seria justo dizer que foi um desenvolvimento precoce e que o aspirador enquanto tal surgiu ao longo do tempo e desenvolvimentos subsequentes por outros.