As melhores Cafeteiras Automáticas

Qual é a melhor cafeteira Automática?

A pior parte de pegar seu expresso acabado de fazer é esperar na fila do refeitório lotado e pagar a mais por uma bebida que você pode fazer em casa por uma fração desse preço. E com um sabor que não tem nada a invejar aos cafés. Todo mundo adora isso, certo?

Se você é um daqueles que tem pressa e não tem orçamento sobrando, existem máquinas automáticas de café. Eles permitem que você prepare rapidamente um delicioso café com apenas dois movimentos e um clique de um botão.

O problema é saber qual cafeteira superautomática comprar. São muitas marcas e modelos, mas aqui trazemos as melhores opções.

Guia de compras e opiniões

Que tipo ou marca de cafeteira automática você está procurando?

Dicas para escolher uma boa cafeteira automática profissional

Cada um desses aparelhos elétricos possui diferentes tecnologias e funcionalidades. Dependendo do tipo de café que se deseja preparar , é necessário levar em consideração um ao outro para poder comparar os modelos e escolher a melhor cafeteira nacional do mercado. Algumas das coisas mais importantes que você deve valorizar são as seguintes:

  • Quantas pessoas vão usar/quantos cafés vão ser feitos por dia. Verifique o tamanho do tanque de água e do distribuidor de café.
  • Que tipo de café você gosta: cappuccino, latte, chá, expresso, etc. Verifique as possibilidades nas características técnicas dos modelos que você examinou.
  • Tipo de café que pretende comprar: se quiser comprar café em grão (vai precisar de moedor), café em pó (deve incorporar dispensador para café em pó) ou deseja usar cápsulas (deve comprar modelo automático adequado para cápsulas).
  • Tipo de café que você compra: grãos, pó ou cápsulas. Verifique quais dispensadores o aparelho inclui se você não quiser mudar sua lista de compras e ir para o outro lado.
  • Tecnologia automática: quanto mais automatizado for o processo de preparação do café e mais configurável, mais rápido e caro será o aparelho. Você decide onde está o ponto ideal entre manual / automático e orçamento para comprar o modelo perfeito para você.
  • Desligamento automático. Perfeito para economizar energia , já que acaba de manhã e é fácil deixar a cafeteira ligada.
  • Autolimpante: Existem modelos que realizam apenas manutenção e limpeza, apenas colocando água no tanque e acionando o programa de enxágue e descalcificação. A maioria tem, mas ainda existem modelos que não o incorporam.
  • Barras de pressão: quanto mais potente for o seu aparelho, mais rápida será a preparação do café.
  • Tipo de dispensador: se for duplo pode preparar dois cafés ao mesmo tempo.
  • Seletor de moagem: aqueles que incluem um moedor geralmente têm configurações diferentes. As melhores máquinas incluem mais de 10 seletores de moagem.

Quanto dinheiro devo gastar em uma máquina de café automática?

A cafeteira automática é um aparelho que, por seus componentes e funções, requer tecnologia avançada e materiais de alta qualidade, o que se traduz em um preço mais elevado:

  • Máquinas de café mais baratas (menos de 250 €): funcionam com uma potência inferior, o que significa que o tempo de preparação do café será mais longo. Além disso, eles têm menos opções de configuração e sua durabilidade geralmente é menor.
  • Máquinas de café de melhor qualidade  (mais de 250 €): são muito mais potentes, mais rápidas e com diferentes funções que proporcionam versatilidade no processo de preparação. Existe até um doseador duplo para fazer dois cafés ao mesmo tempo.

Qual máquina de café automática comprar?

1. De’longhi Magnifica S – Cafeteira Automática – Opiniões

DeLonghi ECAM22.110.B enquadra-se na gama de máquinas de café superautomáticas , muito mais avançadas e com mais funcionalidades do que os modelos anteriores.

Neste caso, esta máquina oferece-nos grandes possibilidades de personalização e, tudo, de uma forma extremamente simples. Na verdade, apenas olhando para o painel de controle, entenderemos completamente o que podemos fazer.

Os botões servem, por um lado, para nos preparar   uma ou duas chávenas e, por outro, para escolher se queremos um Espresso mais curto ou um Lungo muito mais longo.

Também incorpora uma roda através da qual, de forma extremamente simples, vamos programar a intensidade da bebida que estamos a experimentar, desde a lisura máxima ao preto mais intenso.

Da mesma forma, encontramos várias possibilidades no moedor embutido. Isso dá a possibilidade de moer o grão com 13 configurações diferentes, da mais fina à mais grossa. E, se preferir usar café em pó, esta cafeteira permite que você o faça.

Outro aspecto que podemos destacar nesta cafeteira é o seu espumador de leite, pensado para que possamos saborear um cappuccino cremoso em poucos minutos.

O que pensam os outros compradores?

«Se procura uma cafeteira superautomática que lhe permite personalizar o café ao seu gosto em todos os aspectos, esta pode ser a sua. Se além disso é amante dos cappuccinos, sem dúvida vai aproveitar o seu sistema especial para os preparar, obtendo uma espuma muito cremosa»

2. Oster Prima – Cafeteira Automática – Opiniões

O que mais chama a atenção na máquina de café Oster Prima Latte é a simplicidade de uso que apresenta e as múltiplas possibilidades automáticas que nos oferece. Apesar do seu tamanho pequeno, a qualidade é igual à de outros modelos avançados e ainda tem uma função de tratamento do leite muito interessante.

Este tratamento é um dos pontos fortes do Prima Latte . Incorpora um depósito de leite amovível com capacidade para 300 ml e que, em conjunto com o sistema de tratamento automático da espuma de leite, facilita a preparação de um café com leite. Tão simples quanto preparar o produto estrela desta máquina, o cappuccino.

Para isso, basta preparar um café e depois, com o reservatório do leite colocado, apertar o botão Cappuccino. A máquina servirá automaticamente o leite com a espuma correspondente.

Além do comando “Cappuccino”, encontramos também outro para fazer “Café Latte” e um último para apresentar um “ Espresso ”. Você também pode configurar a intensidade do café que deseja, dependendo do seu gosto.

Não permite o uso de grãos de café, apenas moídos, mas suporta a opção de uso de ESE tipo dose única. 

O que pensam os outros compradores?

«Se você adora café com um bom dedo de espuma cremosa nele, o sistema de tratamento de leite incluído nesta cafeteira a torna perfeita para você. Além disso, é muito conveniente separar o recipiente do leite e armazená-lo na geladeira para o próximo uso»

3. Krups EA8150 – Cafeteira Automática – Opiniões

Krups EA815070 é mais um café superautomático desenhado para fazer o nosso café de forma fácil e com muitos parâmetros diferentes programáveis. Assim, é uma máquina de alta qualidade que nos dá a possibilidade de obter uma ótima bebida.

grande tela LCD nos ajudará a escolher entre as diferentes opções que esta cafeteira inclui. Ao premir um botão, escolhemos, por exemplo, entre três níveis diferentes de intensidade, desde o castanho mais suave ao preto mais intenso.

Também apresenta duas opções de quantidade de bebida. O café mais curto tem apenas 20 milímetros, enquanto se precisarmos de mais, o Lungo chega a 220 mililitros.

Por outro lado, possui um moedor integrado que nos oferece três tipos de moagem, para que possamos personalizá-los à vontade. Para facilitar seu uso, inclui um tanque com capacidade para 250 gramas de café, para que não tenhamos que nos recarregar a cada vez.

Por fim, vale destacar a bica de vapor destinada ao aquecimento de água ou leite. Com um pouco de prática poderemos obter aquela espuma de que tanto gostamos num cappuccino.

O que pensam os outros compradores?

«Se você deseja uma cafeteira que permite programar exatamente como deseja o seu café a cada dia, esta pode ser sua. Todas as funcionalidades tornam-no muito fácil de utilizar e a sua função de vapor para aquecer o leite é muito adequada para o espumar»

4. DeLonghi Magnifica ESAM3000B  – Cafeteira Automática – Opiniões

Esta cafeteira é uma das que obtém as melhores notas entre as avaliações dos especialistas. O DeLonghi ESAM 3000.B é totalmente automático e possui uma série de recursos que o tornam uma ótima opção.

Entre eles destacamos a possibilidade de escolher tanto o volume de líquido que queremos, quanto a quantidade de café que preferimos. E tudo girando os dois dials localizados no painel de controle. Nesse mesmo painel também encontramos alguns botões para programarmos se quisermos uma ou duas xícaras de cada vez. Também encontraremos lá, o botão que controla o tubo de vapor para o leite.

Embora também possamos usar café moído, seu lance é usar o moinho embutido que, além disso, nos oferece 13 modos de moagem diferentes. Como se não bastasse, traz um prático contêiner para os restos de terra, que não é enchido até que 14 serviços sejam cumpridos.

Seu tanque de água também tem uma capacidade bastante grande: 1,8 litros. Por outro lado, poderemos utilizar chávenas de vários tamanhos , visto que o tabuleiro anti-gotas é amovível. Finalmente, inclui um sistema de desligamento automático, que desliga a máquina após vários minutos de inatividade.

O que pensam os outros compradores?

«É sem dúvida uma excelente cafeteira para todos os amantes do café. A opção de calibrar a intensidade, a temperatura e a quantidade de bebida que queremos torna extremamente interessante poder personalizar o café como gostamos. E, sendo automático, é muito fácil de operar»

5. Saeco 10004476 – Cafeteira Automática – Opiniões

A automação que o Saeco 10004476 apresenta é realmente grande. Se não queremos ter que pensar em nada na hora de preparar o nosso café, esta máquina dá-nos praticamente tudo pronto.

Desta forma, bastando premir um botão, podemos escolher entre Capuccinnos, Café Latte, Expresso, Leite manchado e outras variedades disponíveis. Como se não bastasse, oferece 5 opções de intensidade diferentes, com as quais conseguiremos que a bebida seja tão forte quanto desejamos.

Claro, você também pode configurar a quantidade desejada de bebida, bem como a temperatura em que queremos que seja servida. E não só podemos configurar essas variáveis, mas podemos memorizá-las para acessá-las facilmente.

Esta cafeteira pode ser usada com café em pó, mas justamente seu moinho é uma das peças que mais se destacam.

Primeiro, pelos 250 gramas que seu tanque de café pode conter; segundo, pelas 5 espessuras que podemos obter ao usá-lo; e terceiro, e mais interessantes, por serem feitos de cerâmica, o que os impede de enferrujar, desgastar e superaquecer, conferindo ao produto um sabor estranho.

O que pensam os outros compradores?

«A coisa mais complicada de fazer com uma cafeteira completa como esta. As funções que apresenta, as possibilidades de preparar o nosso café com a intensidade e aroma que gostamos, tornam-no um grande modelo para os amantes desta bebida»

Recomendações e opiniões

Melhor Cafeteira Automática Expresso

De’longhi Dedica

Esta máquina de café automática doméstica de apenas 15 centímetros é perfeita para todos aqueles que querem uma máquina de café expresso que ocupe muito pouco espaço, é um dos modelos De’Longhi mais vendidos da Amazon, tem sistema de aquecimento de apenas 35 segundos e espuma de leite.

Utiliza café moído e é unidose permitindo preparar até 2 xícaras de café simultaneamente.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática com Moedor

De’longhi Magnifica S

De’longhi apresenta a máquina de café superautomática Magnifica S Ecam 22.110.B com 15 bar de pressão e 13 programas ajustáveis para preparar uma grande variedade de cafés a partir de grãos inteiros ou moídos.

moedor de Si vem com 12 programas ajustáveis ​​para que você possa adaptá-lo à sua receita especial. Também possui sistema de cappuccino para obter creme espumoso e abundante; e painel com roda para ajustar a intensidade do aroma. Para facilitar os trabalhos de manutenção, vem com sistema de limpeza automática , aviso de descalcificação e troca do filtro de água. Inclui porta-copos e porta-filtro. Ele pesa 9 kg.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática Dolce Gusto

Krups Dolce Gusto Oblo KP1108

Se pretende preparar um bom café de forma rápida e cómoda, recomendamos a cafeteira Krups Dolce Gusto que utiliza cápsulas e tem 15 barras de pressão para lhe proporcionar uma bebida de qualidade profissional e temperatura perfeita graças ao seu sistema Thermoblock.

É fácil de usar, basta inserir a cápsula e mover a alavanca para pegar a bebida desejada. Adequado para bebidas quentes e frias. As cápsulas Dolce Gusto são projetadas para ajustar automaticamente a pressão precisa de acordo com 30 tipos diferentes de bebida (Lungo, Cappuccino, Mocaccino, chocolate quente ou chás.). Tem 1.500 W de potência, pesa 2,5 kg.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática De’Longhi

De’longhi ECAM 23.420.SB

O belo design do De’longhi Ecam 23.420.sb já nos convida a saborear um bom café. Esta máquina de café superautomática pode gerar até 15 bares de pressão e possui um tanque de água removível de 1,8 litros.

É equipado com dispositivo manual regulável para cappuccino ou leite quente, botão para café longo, filtro de água e aquecedor de xícaras. Possui ainda um painel LCD para personalizar o preparo da sua bebida (curta, longa, intensidade do aroma, temperatura). Você pode salvar as especificações do seu café favorito . Podem ser utilizados grãos de café ou café moído, e possui sistema de limpeza automática com programas de enxágue e descalcificação.

Confira os preços na Amazon.

Melhor Cafeteira Automática Krups

Krups EA8150

Cafeteira superautomática que pode produzir 14 bar de pressão e com tela LCD de fácil leitura para controlar suas funções e personalizar sua receita favorita. Oferece 3 níveis de intensidade e uma quantidade de café ajustável entre 20 a 220 ml. Tem uma função de vapor para aquecer o leite ou a água para as suas infusões.

Ele vem equipado com um moedor e um prato aquecedor de xícaras para que você possa desfrutar de um café moído na hora em uma caneca quente. Possui programa automático de limpeza e descalcificação para facilitar a sua manutenção e obter um café com sabor e aroma fresco. Inclui kit de pastilhas de limpeza.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática Saeco

Saeco 10004476 Espresso

A Saeco lançou esta máquina de café automática com reservatório de água de 2,5 litros e recipiente para 500 gramas de grãos de café que podem ser pulverizados graças ao seu moinho de alta performancePossui dois jatos .

Possui tela de LCD e controles intuitivos fáceis de usar para que você possa configurar os parâmetros de sua bebida. Ele tem uma potência de 1850 W e a eficiência energética classificação A. Com ele você pode preparar uma grande variedade de drinks com o apertar de um único botão. (cappuccinos, lattes, macchiatos, expressos normais e longos, água quente, mocacinos, etc.). Ideal para casa e escritório.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática Philips

Philips Serie 5000 EP5335/10

A Philips, sempre pensando em você, criou esta cafeteira automática com 6 drinks de café pré-programados . Ele pode produzir uma espuma de leite suave e sedosa graças ao bocal LatteGo de alta velocidade . Incorpora um moedor de cerâmica para obter o melhor café em pó com 5 configurações de aroma e 5 tipos de moagem.

Para maior conforto e higiene, pode ser limpo automaticamente em menos de 15 segundos graças ao seu sistema AquaClean. Desta forma, garante uma bebida com textura profissional, preservando o cheiro a café acabado de fazer. Os baristas mais experientes recomendam.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática Cecotec

Cecotec 7000 Touch

Esta cafeteira megaautomática vem com um sistema Plug & Play para preparar todos os tipos de bebidas quentes com o toque de um botão. Possui função AllCappuccino que adiciona automaticamente a quantidade exata de café, leite e espuma diretamente na xícara. Possui tecnologia ForceAroma que produz 19 bar de pressão.

Permite escolher a intensidade e aroma, temperatura, volume e tempo de espumação do leite para obter um café da mais alta qualidadeSeu moedor cerâmico integrado com 5 níveis de moagem. Inclui 400 ml de leite Full Latte1,7 litro de água e 250 gramas de café em grãos.

Confira os preços na Amazon

Melhor Cafeteira Automática da Bosch

Bosch TAS6502

A Bosch projetou esta máquina de café automática para preparar uma grande variedade de bebidas quentes (expresso, cappuccino, bebida com sabor de chocolate, chá, latte macchiato) com qualidade profissional graças ao seu sistema IntelliBrew.

Além disso, você pode personalizar sua bebida através de seu painel SensorTouch com um único botão, escolhendo a intensidade, temperatura e volume de sua preferência e salvar os parâmetros entre seus «favoritos». Graças aos 1.500 W de potência e à tecnologia de aquecimento inovadora, pode aquecer a sua chávena e o seu café em segundos. É confortável e fácil de manter, pois se limpa automaticamente após cada preparação.

Confira os preços na Amazon

Guia de compra: qual máquina automática de café comprar?

Agora que sabemos quais são os melhores modelos do mercado e quais marcas e modelos você deve levar em consideração se quiser comprar uma boa cafeteira automática doméstica, veremos algumas  dicas e recomendações de compra  e uso desses aparelhos que facilitam a vida para nós e o melhor: preparamos um café delicioso.

O que é uma cafeteira automática?

É um aparelho que consiste num depósito onde é armazenada a água e que, através do funcionamento eléctrico, irá aquecê-la, permitindo preparar o café como o da sua cafetaria preferida mas em casa e de forma fácil e rápida.

Vantagens das máquinas de café automáticas

A vida de hoje costuma ser estressante e apressada, o que nos obriga a buscar soluções rápidas para as tarefas rotineiras. Isso, somado ao fato de estar cada vez mais caro comprar um café no refeitório, e as inúmeras vantagens dessas máquinas domésticas, fazem delas o aparelho perfeito para saborear um bom café, mais barato e no conforto de sua casa. Existem muitos benefícios em comprar máquinas de café automáticas:

  • São rápidos:  o processo de preparo do café é muito mais rápido nesta máquina do que nas convencionais, além disso, algumas possuem sistema de autolimpeza.
  • São cómodos:  porque estão isentos de sujidade, resíduos de café, sem ter que eliminar o papel de filtro.
  • Facilidade de uso:  é tão prático de usar que até uma criança pode manipulá-lo.
  • São consistentes:  isso significa que o sabor do café será sempre o mesmo, não vai variar, como costuma acontecer em outras máquinas.
  • Eles se revelaram práticos: os consumidores não querem uma «sessão de café», mas sim um «intervalo».
  • Café em grão: também há opções para quem adora moer o café, mas em versão automatizada.
  • Personalização: regular a temperatura, o tipo de moagem, o volume da água, o tamanho da xícara e até mesmo usando cápsulas são opções que permitem fazer o seu café ideal sem ter que sair de casa.

Como funcionam as máquinas de café automáticas?

Uma das características que essas máquinas de café apresentam em relação a outros tipos é a facilidade de uso que nos oferecem, bem como o nível de personalização. O funcionamento do aparelho dependerá do tipo de cafeteira que você escolheu, pois uma máquina de grãos não funciona da mesma forma que uma máquina de cápsulas, obviamente. Em geral:

  • Existe um recipiente onde é despejada a água e um distribuidor onde é colocado o café, seja em grão, pó ou cápsula.
  • A partir daí, defina suas preferências em alguns cliques de botão.
  • Pressione o botão start e sua máquina, que funciona com eletricidade, irá preparar o melhor café que você já tomou.

Tipos de máquinas de café automáticas modernas

Gotejamento, cápsula, êmbolo, italiano … são tantos os tipos de cafeteiras que você vai enlouquecer na hora de escolher a melhor para você. Cada um funciona de maneira diferente e o café sempre será diferente também. Caso você esteja certo de que deseja comprar um modelo automático, encontrará os seguintes tipos:

  • Expresso: faça correr água quente no café moído a cerca de 90 ° C durante alguns segundos para extrair todo o sabor e aroma. Eles são usados ​​em cafeterias, mas agora seu uso em casa se tornou popular. O resultado é um café delicioso e cremoso.
  • Com moedor: é o ideal para os amantes dos grãos de café que gostam de iniciar o processo moendo os grãos através do moedor que incorpora e acabam assistindo-o derramar automaticamente aquele respingo aromático do melhor café do mundo. Tradição e tecnologia em um só aparelho.
  • Máquinas de café superautomáticas: também chamadas profissionais automáticas ou megaautomáticas. Por meio de seu funcionamento, eles se encarregam de preparar o café de acordo com uma configuração anterior que você mesmo programou. Assim, em alguns cliques você terá seu café pronto, do jeito que você gosta!
  • Cápsulas: se o moedor de grãos de café ou a compra de pó de café moído não é sua opção e você prefere automatizar ainda mais a tarefa, você tem a opção de comprar uma cápsula automática. Compre as cápsulas do tipo de café que deseja, insira na máquina e veja como é preparado o café que você deseja, mas em sua própria casa. E com muitos sabores diferentes.

Peças e componentes de uma máquina de café automática

Saber o funcionamento da máquina, de acordo com as especificações técnicas que escolheu, e saber de que partes ou peças ela é composta, é essencial para poder comparar diferentes modelos e escolher a melhor cafeteira automática para casa. Bem, essas partes são as seguintes:

  • Aquecedor: pode ser uma caldeira, que deve ser pré-aquecida; ou ter o chamado Termobloco , um bloco térmico que deixa a água pronta em poucos minutos. Embora ambos os modos funcionem bem, o segundo é mais confortável para uso em casa.
  • Dispensador: o seu aparelho pode incluir um dispensador para grãos inteiros e um segundo dispensador para café moído. Tem até aquelas que funcionam com cápsulas, por isso não é uma peça que vai te dar problemas na hora de escolher, mas dá uma boa olhada no tipo que incorpora.
  • Ajustador de moagem: Os especialistas dizem que a diferença de espessura na moagem é um aspecto importante para o sabor final da bebida. Dependendo do modelo de cafeteira que escolhermos, poderemos encontrar um mecanismo para selecionar se queremos uma moagem fina ou grossa. Quanto mais configurações de moagem, melhor.
  • Dose de café: serve para estabelecer a quantidade de café a ser moído para fazer cada xícara e assim conseguir uma bebida mais forte e intensa, ou mais macia e leve. Cada máquina automática possui seu próprio sistema de seleção da dose.
  • Tamanho da chávena: embora existam variações consoante os modelos, em geral podemos escolher desde um expresso (cerca de 25 ml) até um café duplo longo. Além disso, existem aparelhos que nos oferecem bebidas como cappuccinos ou outras preparações com leite.
  • Tanque de café: Nem todos os modelos o incorporam, mas o tanque para colocar os grãos de café e armazená-los até o momento da moagem permite economizar espaço na cozinha e, além disso, ter a máquina pronta para apenas ligar o moinho. A capacidade costuma variar, embora seja aconselhável caber o suficiente para fazer vários cafés ao mesmo tempo.

Limpeza e manutenção de sua máquina de café automática

O mais complicado em qualquer pequeno eletrodoméstico é, sem dúvida, a limpeza. Também devemos ter em mente que teremos que revisá-lo após cada uso ou, pelo menos, todos os dias. Mas existem modelos  com autolimpante!

Seja como for, siga estas etapas se precisar desmontar a máquina:

  • Desmonte todas as peças removíveis.
  • Lave e enxágue as diferentes peças por onde passam o café e o leite.
  • Deixe os pedaços secarem  antes de colocá-los de volta.
  • A cada dois ou três meses deve-se realizar a  descalcificação. Você pode fazer com vinagre branco, bicarbonato de sódio ou suco de limão; ou compre um produto específico para ele. Se for autolimpante, basta seguir as instruções do fabricante. Normalmente, basta encher o recipiente com água e pressionar um botão.

Como descalcificar uma cafeteira automática?

Alguns modelos possuem tela embutida que indica por meio de um símbolo que deve ser realizada a descalcificação, com a frase CALC CLEAN. Em geral, esta notificação é marcada quando cerca de 200 cafés foram preparados. Para limpar os tubos e evitar que o calcário obstrua os circuitos, o tanque deve ser enchido com água:

  1. O vinagre não deve ser usado para esse procedimento porque, embora seja eficaz na remoção de calcário, ele produzirá um sabor diferente do café.
  2. Use um produto descalcificante especial: basta adicionar algumas gotas no tanque e a máquina começará a se manter.
  3. Tenha uma tigela à mão, para que a água que sai caia.
  4. Encha novamente o tanque para que a água aqueça e produza um vapor que limpa e remove os restos.
  5. Conclusão: o indicador luminoso verde acenderá para indicar que a descalcificação foi concluída e a cafeteira está pronta novamente para fazer mais 200 cafés.

Melhores marcas de máquinas de café automáticas

O sucesso destas máquinas domésticas profissionais deve-se à facilidade de operação, mas não podemos esquecer a grande qualidade do café que preparam: aquele aroma e sabor que lembra o café que bebe na cafetaria e que tem um sabor delicioso. Mas a chave também é escolher as melhores marcas e essas são:

  • Máquinas de café automáticas De’longhi: Com mais de um século de experiência, a italiana DeLonghi é uma das marcas mais prestigiadas no setor das máquinas de café caseiras. Eles enfatizam seus modelos mais profissionais, como o Grand S , a Delonghi  superautomática ou De’Longhi Auténtica .
  • Máquinas automáticas de café Krups: embora seja verdade que as máquinas desta marca que operam com cápsulas se tornaram muito populares, os amantes de café feitas desde o tempo de moagem de grãos será capaz de escolher entre muitos modelos diferentes, como o EA8150 , o EA8108 Roma , o Quattro Force Arabica Latte , o Lattespress QF Die Cast ou o Evidence Espresso .
  • Máquinas automáticas de café Philips: é uma das marcas de eletrodomésticos mais populares na Espanha e se destaca pelos modelos da série 2200 SensorTouch , a superautomática EP2220 ou a série 5000 EP5360. Mas, acima de tudo, seus modelos de máquinas de café Philips Saeco triunfam .
  • Cafeteiras megaautomáticas Cecotec: a marca tem cada vez mais tipos de eletrodomésticos no mercado e na Espanha já faz sucesso com seus modelos megaautomáticos , como a Power Matic-ccino 6000 Nera Series , a Express power Espresso 20 Barista Pro ou a Power Espresso 20 Professsionale .

Onde comprar a melhor cafeteira automática?

Existem inúmeras lojas online onde pode comprar um destes modelos automáticos para uso doméstico, mas destacamos três com as melhores ofertas:

  • Amazon –  Esta loja online oferece uma variedade desses itens elétricos de todas as marcas e modelos, bem como um grande estoque, boas condições de devolução e fichas de produto completas com as opiniões dos verificadores dos compradores que também incluem uma avaliação do produto.
  • MediaMarkt –  Possui uma grande variedade de máquinas automáticas de café, de low-end a high-end, embora tenham um catálogo bem menor que o da Amazon.
  • Carrefour –  Os modelos baixo-médio se destacam, mas apresentam uma ampla gama de modelos de diversas marcas com boa relação custo-benefício. Claro, se você quiser uma mega automática profissional para casa, Amazon.

FAQs dos leitores

Algumas das dúvidas comuns em relação a essas cafeteiras profissionais para uso doméstico são as seguintes:

Que café pode ser usado nas máquinas automáticas?

Não pode utilizar café neste aparelho, pela simples razão que pode acabar avariando, mesmo que tenha sido utilizado apenas durante alguns meses, por isso é aconselhável utilizar café natural e nunca café torrado.

No processo de torra do café torrado, foi adicionado um alto teor de açúcar ou xarope de glicose. São aproximadamente 15 gramas de açúcar para cada 100 gramas de café. A queima da sacarose faz com que o café fique com a cor escura que o caracteriza, mas ao mesmo tempo perde aroma e sabor.

Além disso, com o tempo, se transforma em um doce pegajoso que adere ao mecanismo interno da cafeteira, gerando atrito excessivo que pode ser perigoso.

Como preparar o melhor café em uma cafeteira moderna?

Não basta ter a melhor máquina para saborear o melhor e mais delicioso café. Estes pontos-chave devem ser seguidos para tornar este aparelho mais perfeito:

  1. A matéria-prima: é importante que os grãos sejam guardados em recipientes herméticos para que, desta forma, mantenham intactos suas propriedades e aroma original. Este recipiente deve ser armazenado em um local onde não haja umidade, luz ou calor. Para verificar o frescor do grão, é preciso deixar cair um no chão e, se quicar, ainda está.
  2. Se o café for moído: possivelmente já perdeu suas qualidades no processo e também seu aroma não será o mesmo. Para garantir que fica fresco, deve-se adicionar uma colher de sopa em um copo d’água e se flutuar é porque é adequado.
  3. Água: assim como o café, deve ser fresca porque é importante para atingir a qualidade do café que se vai preparar. Por isso, é fundamental trocar a água do tanque com freqüência. O ideal é usar água filtrada.
  4. O recipiente do café: curiosamente, a xícara onde o café será servido desempenha um papel importante no seu sabor. As xícaras com base cônica são ideais para espressos cremosos.

Quais são as possíveis falhas que podem ocorrer em uma cafeteira moderna?

Esses aparelhos são muito úteis e, embora sejam de ponta, às vezes podem apresentar certas falhas ou inconvenientes que podem acabar danificando-o ou simplesmente que o café não tenha a mesma qualidade:

1. Fique sem água

Se isso acontecer, o reservatório deve ser verificado e certifique-se de que está cheio. Se houver vazamento de água, pode ser uma consequência de um componente estar quebrado ou mal vedado. Para saber se é este o caso, deve-se desmontar o aparelho e verificar cada parte manualmente ou entrar em contato com um técnico especializado ou com o próprio fabricante.

2. A cafeteira não tem pressão

Quando esgota a força, o café não fica da mesma forma que antes e isso começa a ser percebido na extração de infusões curtas. Isso pode ocorrer por estar entupido ou pelo acúmulo de impurezas que impedem a circulação normal da água no interior da máquina. Para resolver isso, deve-se fazer uma descalcificação.

3. Não aquece

Se o café não estiver mais quente como antes, é muito provável que haja excesso de cal acumulado, por isso é melhor fazer uma limpeza profunda para remover o cal.

Outra hipótese teria a ver com uma falha no sistema de aquecimento, e para repará-la terá que solicitar a ajuda de um técnico especializado.

4. Não liga

Se ao ligar ele não reagir ou, simplesmente, a luz piscar e depois apagar, pode ser que a placa elétrica da máquina esteja apresentando defeito. Provavelmente, os capacitores precisarão ser substituídos. Contacte o fabricante ou a loja onde o comprou e, se estiver na garantia, com certeza cobrem a reparação.

5. Pára por conta própria

Essa falha pode ser uma variação do problema anterior. Ele começa a fazer seu trabalho, mas não o termina porque é encerrado antes que o processo seja concluído. A causa pode ser um defeito nos capacitores que pode causar uma queda de tensão na máquina. Verifique as instruções do fabricante e verifique sua garantia.

6. Faz muito barulho

Isso é totalmente normal, então você não precisa se preocupar. As cafeteiras fazem esses ruídos porque precisam bombear a água com forte pressão para que o café saia em ótimas condições.